Um rio em nós
Um rio em nós
"um rio em nós" foi uma proposta de residência artística no projeto Biblioteca Inquieta que aconteceu no SESC - Rio do Sul entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, onde busquei pelo entrelaçamento da literatura, da educação e da arte, mobilizar um compromisso ético-estético com o rio Itajaí-Açu.
Como um livro pode conter as variações e existências de um rio? A literatura como criadora de mundos, faz uso deste elemento no desenvolvimento das tramas, cenários ou como personagens. Rio como elemento vital, tanto para a existência do ser humano, como para a existência de uma narrativa.
Para pensar o espaço da biblioteca bem como o acervo que a compõe, foram desenvolvidas ações de seleção de livros, coleta de materiais na margem do rio, conversas, escritas e registros como uma tentativa de cruzar territórios, cidade e pessoas. Ao criar essa conexão entre rio, os livros da biblioteca, com as memórias e pensamentos de cada criança e adolescente que participaram da ação, buscou-se através de uma espécie de hidrografia literária (hydro = água + grafos = escrever), espalhar em cada folha uma palavra ao vento leve.
Bastidores do projeto